6 técnicas para compor uma música de sucesso

A gente sabe que a receita ideal pode não ser tão simples assim, mas existem técnicas para compor músicas que podem te ajudar muito no processo criativo para escrever o próximo hit de sucesso do ano e se tornar um compositor profissional!
Afinal, o que motiva 10 entre 10 compositores que acordam todos os dias com o objetivo de compor uma boa música é estar na boca do povo. E uma listinha de técnicas para compor músicas que podem te ajudar nesse momento não se pode negar, né?
Por isso, sem mais delongas, separe o papel e a caneta que hoje você vai sair desse conteúdo com toda a inspiração para compor sua música de milhões!
Vamos com a gente?
Boa leitura!
Técnica 1: Seja autêntico
Nenhuma técnica pode ser melhor que essa e, por isso, ela é a nossa mais valiosa dica: para começar a compor uma nova música, você precisa de autenticidade.
Chega daquele famoso clichê que envolve a mesma mensagem escrita com palavras um pouco diferentes. Foi-se o tempo em que essas letras faziam sucesso. Hoje, o público espera novidades, qualidade, inovação… e nada disso acontece se você não for autêntico.
Afinal, igual a você, só existe você mesmo. A não ser que seja um gêmeo univitelino, mas, bem… você entendeu o que queremos dizer, né?
Por isso, não copie ninguém. A sua capacidade de transmitir sentimentos através da música é que faz as pessoas gostarem do que você escreve. E, não tem jeito: para você ter chances reais de ter sucesso na carreira, você precisa compor seu ponto de vista, não adianta de nada ser um compositor que não acredita naquilo que escreve só porque a letra do amiguinho deu certo e você pode se “inspirar” nela.
Técnica 2: Escreva o que o público quer ouvir
Mas, mesmo sendo autêntico, você precisa entender que o público tem tendências musicais e que você precisa se basear nelas para começar o trabalho de compor uma nova música. Afinal, como ela pode se tornar atrativa para algum grande artista se a letra não conversa com os seus fãs?
Por isso, além do coração e da alma, você precisa adicionar doses reais de racionalidade e muita inteligência para somar o útil ao agradável.
Então, comece pelo início. Faça uma pesquisa para entender o que o público quer ouvir? Será que o que você vem pensando faz sentido para eles?
Para tal, vamos usar o clássico tema “traição”. Por que fazem tanto sucesso? A resposta é simples: porque é a realidade latente de muitos desses ouvintes. Isso acontece porque, além da traição ser uma ação mais comum do que deveria, pessoas que estão passando ou passaram por esse momento encontram a identificação. E identificação é o que faz uma música se tornar um hit de sucesso.
Técnica 3: O refrão de milhões!
Não existe música de sucesso sem um refrão marcante. Isso é um fato que você, compositor, precisa levar em conta na hora que estiver escrevendo uma nova letra.
Sendo assim, somando as técnicas para compor músicas acima, pense naquele hit que dói o coração e que todo mundo grita quando começa a tocar. A gente sabe que criar o novo “Evidências” é muito difícil, mas pensa em como seria legal ver seu refrão cantando e encantando todo mundo?
Algumas dicas que podem te ajudar nesse momento são: seja simples e curto.
Isso porque essas dicas podem ajudar – e muito – na memorização e repetição. E vamos combinar que grandes hits de sucesso usam e abusam da repetição para emplacarem.
Mas, isso não quer dizer que sua música não precisa contar uma história. Você pode até ser complexo na sua mensagem… Porém, na hora que chegar no refrão, opte por dar ênfase àquilo que realmente quis dizer na letra. Conecte o público a reviver aquele sentimento que você quis traduzir ao longo da sua composição sendo simples e direto.
Técnica 4: Você já ouviu falar do dicionário de rimas e sinônimos?
Sim, eles existem e podem ser uma mão na roda no momento em que você estiver escrevendo uma nova composição.
É muito comum que ao longo do processo de compor, você se sinta exausto. Isso acontece porque são muitas horas pensando em frases, encaixes, ritmos… e, no caminho, você pode estar entre duas rimas perfeitas, mas não ter o encaixe que faça conexão entre elas.
Nessas horas, o dicionário de rimas pode ser um parceiro de ouro! Com ele, em segundos, você pode ter uma enorme lista de palavras que rimam com a frase anterior e, a partir disso, você pode ter a inspiração que faltava para criar o restante.
E o mesmo vale para o dicionário de sinônimos. Porque, além da conexão que faltava, por vezes você pode se tornar repetitivo e escrever rimas que não encaixam. Nessas horas, os sinônimos podem te ajudar demais na substituição por palavras que façam mais sentido.
Técnica 5: Mantenha a sua identidade!
Técnica de ouro, ter a sua identidade registrada em suas composições é uma característica muito importante de diversos compositores.
Afinal, sua identidade é o que você é e como criar um hit com todas as técnicas para compor músicas que te mostramos até aqui, se você não for você, não usar a sua verdade, sua preferência musical e não ter domínio sobre aquilo que diz?
Por isso, respeite seu estilo. Não pense que, talvez, isso possa limitar sua letra de ser um hit de grande sucesso. O que determina isso é a qualidade e, quanto mais semelhante com a sua verdade a composição for, mais qualidade ela poderá ter.
Técnica 6: Estude muito e sempre!
Não importa se você começou ontem ou se possui anos de experiência em seu vasto currículo de compositor: manter-se atualizado é essencial para entrar e continuar no mercado musical, assim como em qualquer outro ramo profissional.
Logo, pesquise, estude, vá atrás daquilo que faz sucesso, do que não faz, os canais onde músicas funcionam bem, e muito mais. Compor um hit de sucesso vai muito além do que escrever rimas que façam sentido e nós já sabemos disso faz tempo, então, por que não ir atrás de referências que podem te ajudar? O público e os artistas esperam isso de você.
Com todas essas técnicas em mente somados ao seu dom, desejamos boa sorte e boas inspirações. Esperamos ouvir muito suas músicas lá no Composify! Vá agora mesmo para a sua App Stores, baixe o Composify e veja a mágica acontecer.
Até a próxima.