Blog
Blog/ Onde o talento encontra o conhecimento
CLARO
02 ago 2022

6 passos fundamentais para conseguir um contrato com gravadoras

Como-ter-um-contrato-com-uma-gravadora-composição

Composify

33 artigos

Conseguir um contrato com uma gravadora é o sonho de todo compositor e artista que vive da composição de músicas.

No entanto, se você não tem um bom contato, ou não conhece alguém do ramo ou algum cantor, esse processo pode demorar mais do que esperado. 

A realidade é que nenhuma gravadora investe em um artista só pelo fato de ele achar que é promissor. É importante que o compositor já tenha alcançado algum resultado.

Por isso, é importante você seguir alguns passos se quiser chegar até lá.

Se você quer saber como ter um contrato com uma gravadora, hoje vamos te dar algumas dicas – e até alguns pontos para você ficar atento – e te apresentaremos uma alternativa para você começar e, enfim, furar a panelinha para gerar renda com a sua música.

Boa leitura. 😉

Passo a passo de como ter um contrato com uma gravadora através da sua composição

O primeiro passo para você vender a sua composição e, enfim, ter um contrato com uma gravadora, é praticar e ser o melhor no que você faz.

Por isso, antes de ir a uma gravadora, crie composições. Grave as suas canções, peça a opinião de especialistas e do público e amadureça a sua obra.

Além disso, siga esses passos que falaremos a seguir:

1 – Estude a concorrência

Antes de mais nada, é necessário que você observe as bandas e artistas do seu gênero que já possuem contrato com as gravadoras.

Como são as letras dessas canções? Quais são as diferenças e semelhanças que elas possuem com o que você cria?

Mais do que ver a sua concorrência como um grande rival, busque se inspirar no trabalho que eles produzem para que você possa investir nas suas composições.

2 – Pesquise as principais gravadoras

Antes de você sair batendo de porta em porta sem conhecer as gravadoras para as quais quer enviar seu material, invista naquelas que têm mais a ver com o seu gênero de composição.

Ou seja, não adianta você compor músicas de forró e bater na porta de uma gravadora que investe em rock.

Além de demonstrar a sua falta de profissionalismo, ainda vai te deixar ainda mais frustrado pela falta de resposta.

3 – Conquiste seguidores com a sua composição

Sim! A não ser que você possua contatos quentes que irão abrir as suas portas, ter uma audiência ativa e engajada conta muito.

E nada de comprar seguidores só para ter um número alto nas suas redes sociais. Você precisa ser relevante!

No entanto, conquistar seguidores nas principais redes sociais demanda tempo e dedicação. Por isso, comece hoje a estudar as principais redes sociais e como você irá produzir conteúdo para engajar essa audiência. 

4 – Grave a sua demo

Se você não possui um bom material para divulgar a sua composição, não adianta bater na porta das gravadoras.

Por isso, invista tempo e dinheiro para gravar uma boa demo. E somente com ela em mãos você irá bater de porta em porta.

Além disso, não adianta apenas gravar qualquer coisa. Avalie se o seu material vai direto ao ponto, está passando a mensagem que você quer e tem uma boa qualidade. 

Os responsáveis por avaliar a sua música recebem milhares de composições por dia. Por isso, certifique-se de que a sua música fisga a atenção das pessoas. 

5 – Considere a ajuda de um especialista

Muitos artistas e compositores que estão começando hoje não têm a noção de como o universo musical pode ser um caminho muito difícil de percorrer.

Além das panelinhas que já existem, precisa ter bons contatos para ter uma boa entrada nas gravadoras para poder chegar até os tomadores de decisão.

Por isso, considere a ajuda de um empresário ou especialista no ramo musical. Além de você ter uma boa dose de realidade para saber no que investir, essas pessoas têm muito mais experiência para poder te ajudar.

Como vender a minha composição sem me prender a uma gravadora?

Se você chegou até aqui, com certeza já deve ter se perguntado se o modelo tradicional de vender uma música para uma gravadora pode ser válido para o seu momento profissional.

Além disso, chegar até a gravadora e dar de cara com a panelinha que vai te impedir de chegar até o estrelato é o que leva muitos compositores à frustração.

Por isso, hoje temos uma dica para encurtar esse caminho e chegar nos artistas, empresários e produtores musicais com mais facilidade e ter a possibilidade de emplacar um hit composto por você: Composify.

O que é o Composify

O Composify é um plataforma de música onde compositores disponibilizam as suas composições e podem chegar até os tomadores de decisão sem passar por nenhum intermédio.

O processo é muito simples: muitos artistas e produtores estão atrás de compositores para conseguirem lançar o próximo hit. E muitos compositores querem chegar até essas pessoas e nunca conseguem.

Assim, o Composify une essas duas pontas sem nenhuma barreira entre elas.

A única barreira é você ter uma boa composição, pois ela será avaliada em tempo real por fãs de músicas. 

Dessa forma, quando um artista ou produtor musical abrir uma audição para encontrar as composições do novo álbum, poderão conferir as canções mais bem avaliadas.

E com isso, você terá a possibilidade de vender a sua música.

Muito mais fácil e prático do que ter um contrato com uma gravadora, não é mesmo?

Baixe agora o Composify e veja o seu sonho de gerar renda com a sua composição se tornar real!

Compartilhe este post: